Inclusão de Gravame (Financiamento)

DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito

Você também pode conhecer este serviço como: financiamento ,gravame




Requisitos do Serviço

  • Serviço necessário quando o proprietário atual do veículo usado, faz um empréstimo/financiamento dando o veículo como garantia de pagamento. Ou quando o comprador do veículo usado ou novo tenha adquirido através financiamento bancário, consórcio, etc., dando o veículo como garantia de pagamento;
  • Deve ser realizado somente após o lançamento do gravame pelo Agente Financeiro (Banco) no Sistema do DETRAN-GO, podendo ser consultada através do site do DETRAN-GO (www.detran.go.gov.br) ou Aplicativo Detran Go On, caso a situação seja “VEÍCULO COM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA”, o serviço pode ser realizado normalmente;
  • O Contrato de Financiamento precisa estar devidamente registrado e pago, da seguinte forma:
  1. Contratos (gravames) realizados até o dia 28/03/2016: deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada do contrato de financiamento contendo o reconhecimento de firma do financiado (proprietário do veículo) por verdadeira ou por semelhança e chancela ou assinatura de próprio punho do representante legal do Agente Financeiro acompanhada da cópia autenticada da procuração da Instituição Financeira (Banco) dando poderes de representação. Será cobrado a taxa de Registro de Contrato;
  2. Contratos (gravames) realizados a partir de 29/03/2016 até 02/04/2017: deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada do contrato de financiamento contendo o reconhecimento de firma do financiado (proprietário do veículo) por verdadeira ou por semelhança e chancela ou assinatura de próprio punho do representante legal da Instituição Financeira (Banco) acompanhada da cópia autenticada da Instituição Financeira dando poderes de representação. O pagamento da taxa de Registro de Contrato será de responsabilidade da Instituição Financeira de acordo com Lei Estadual n° 19.194, DE 30/12/15 e deverá já estar paga antes do atendimento;
  3. Contratos (gravames) realizados a partir de 03/04/2017: não será necessário apresentar o contrato de financiamento, o mesmo deve estar registrado no sistema pela Instituição Financeira (Banco). O pagamento da taxa de Registro de Contrato será de responsabilidade da Instituição Financeira de acordo com Lei Estadual n° 19.194, DE 30/12/15 e deverá já estar paga no momento do atendimento.
  • Documentação exigida:
  1. Documentos de Identificação (cópia e original ou cópia autenticada): carteira de identidade ou documento equivalente dentro do prazo de validade, exceção para CNH vencida, (ex:, carteira profissional, carteira de trabalho, passaporte);
  2. CPF (cópia e original ou cópia autenticada - apenas caso o nº não esteja presente no RG).
  3. CNPJ, contrato social ou equivalente e documentos pessoais (RG e CPF) dos sócios administradores, quando se tratar de pessoa jurídica (cópia e original ou cópia autenticada)
  4. Comprovante de endereço (cópia e original ou cópia autenticada): ver item “DOCUMENTOS HÁBEIS PARA COMPROVAÇÃO DE RESIDÊNCIA;
  5. CRV (Certificado de Registro de Veículo) original em branco (sem preenchimento)

OBS: Se o CRV estiver preenchido, este serviço deve ser realizado junto com a “Transferência de Propriedade”, desde que o comprador seja o mesmo do gravame, caso contrário deverá solicitar segunda via do CRV, para a devida transferência para o comprador indicado no gravame.