Entrega de Passaportes

PF - Polícia Federal


Requisitos do Serviço

  • Taxa: Não há.
  • Prazo: previsão de 06 até 10 dias úteis.         
  • Local para retirar o documento: na própria unidade que foi confeccionada o passaporte do requerente.
  •  Quem pode retirar o documento: somente o titular devidamente documentado para retirar o seu passaporte, tem até 90 dias corridos para retirar o documento, contando a partir da data que foi confeccionado;
  • Requisitos / Documentação necessária:
  • Documento de identificação utilizado na confecção e guia de recolhimento com comprovante de pagamento;
  • Certidão de nascimento para menores de doze anos;
  • Deverá estar presente a criança, mesmo que de colo, tutelado ou curatelado, acompanhado de um dos pais ou do responsável legal. O menor alfabetizado obrigatoriamente deverá assinar o passaporte na presença do servidor do DPF, salvo quando verificada a impossibilidade de assinatura no referido documento, caso em que será aposto o carimbo adequado, conforme modelos constantes no Anexo II da IN nº 003/2008 - DG/DPF.

OBS.1: Para saber se o passaporte já se encontra disponível para entrega, após 06 (seis) dias úteis (em média 08 dias corridos), deve-se consultar o site www.pf.gov.br, em “Consultar Andamento”. Se a consulta retornar a mensagem “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaportes e encontra-se disponível para retirada”, significa que já pode ser retirado. Antes dos 06 (seis) dias úteis, mesmo que o site apresente esta informação, não significa que o passaporte já possa ser retirado, tendo em vista que o processo envolve consultas a outros sistemas de segurança. Cada posto pode possuir dias e horários de funcionamento particulares, portanto deve-se observar qual foi a orientação a este respeito no dia da solicitação do passaporte. O posto pode, inclusive, reservar apenas parte do horário de seu funcionamento para a entrega, dependendo de sua dinâmica de funcionamento.

OBS.2: Passaportes prontos que não são retirados em até 90 dias, são cancelados com total prejuízo da taxa paga.

Quando o passaporte chega ao posto e se encontra disponível para entrega, é possível que o solicitante receba um e-mail automático avisando sobre sua disponibilidade ou no site ttps://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacão.