Entrega de Passaportes

PF - Polícia Federal


Requisitos do Serviço

  • Taxa: Não há.
  • Prazo: previsão de 06 até 10 dias úteis.      
  • Local para retirar o documento: VAPT VUPT BOUGAINVILLE - unidade que foi confeccionada o passaporte do requerente.
  •  Quem pode retirar o documento: O passaporte é entregue somente ao titular, na mesma unidade em que foi solicitado.

- É obrigatória a apresentação de documento de identificação original do titular, bem como do genitor ou responsável legal, se for o caso;

- Apenas o titular que tem menos de 12 anos não precisa comparecer. O passaporte será entregue a um dos pais ou responsável legal especificamente instituído para a retirada do passaporte mediante apresentação do documento de identificação do menor;

- Entre 12 e 16 anos, o titular deve comparecer acompanhado de um dos pais ou responsável legal especificamente instituído para a retirada do passaporte;

- O atendimento de entrega se dá por ordem de chegada, respeitando preferenciais. Evite horário do almoço e fim de tarde, pois são horários muito procurados por quem não tem outra opção.

  • Requisitos / Documentação necessária:
  • Documento de identificação utilizado na confecção e guia de recolhimento com comprovante de pagamento;
  • Certidão de nascimento para menores de doze anos;
  • A partir dos 16 anos, o menor desacompanhado poderá retirar o passaporte apresentando documento de identificação com foto.

OBS.1: Para saber se o passaporte já se encontra disponível para entrega de 06 (seis) a 10 (dez) dias úteis deve-se consultar o site www.pf.gov.br, em “Consultar Andamento”. Se a consulta retornar a mensagem “O documento de viagem foi recebido pelo Posto de Emissão de Passaportes e encontra-se disponível para retirada”, significa que já pode ser retirado. Antes dos 06 (seis) dias úteis, mesmo que o site apresente esta informação, não significa que o passaporte já possa ser retirado, tendo em vista que o processo envolve consultas a outros sistemas de segurança. Cada posto pode possuir dias e horários de funcionamento particulares, portanto deve-se observar qual foi a orientação a este respeito no dia da solicitação do passaporte. O posto pode, inclusive, reservar apenas parte do horário de seu funcionamento para a entrega, dependendo de sua dinâmica de funcionamento.

OBS.2: Passaportes prontos que não são retirados em até 90 dias, são cancelados com total prejuízo da taxa paga.

Quando o passaporte chega ao posto e se encontra disponível para entrega, é possível que o solicitante receba um e-mail automático avisando sobre sua disponibilidade ou no site ttps://servicos.dpf.gov.br/sinpa/consultarSituacaoSolicitacao.do?dispatcher=exibirConsultaSituacaoSolicitacão.