Permissão Internacional para Dirigir / (PID)

DETRAN - Departamento Estadual de Trânsito


Requisitos do Serviço

É a emissão da permissão para habilitados no Brasil dirigir nos países signatários da Convenção de Viena (ver lista de países no final desta página).

Para maior segurança, o condutor deve consultar o Consulado do País em que deseja dirigir, para verificar a necessidade de emissão do documento.

O serviço pode ser solicitado também pela Internet, no site do DETRAN-GO, acesso em: https://www.detran.go.gov.br/psw/#/pages/conteudo/solicitar-pid.

 

  • Em casos de atendimento presencial, exige-se apenas a apresentação da CNH ou documento de identidade equivalente (original);
  • A CNH deve obrigatoriamente ser do Estado de Goiás;
  • Este serviço pode ser solicitado pelo próprio cliente cidadão presencialmente em algum posto de atendimento do órgão ou por um procurador legalmente constituído (neste caso deverá apresentar a procuração). Ao solicitar a PID, não é permitida nenhuma alteração nos dados pessoais do cliente cidadão, sendo permitida apenas a atualização do endereço e telefone. O sistema aproveita a imagem da CNH vigente, sendo dispensada a impressão do formulário RENACH, bem como do recolhimento das cópias da documentação pessoal do cliente cidadão, bastando apenas se identificar com documento de identificação original e pagar o DUA. A lista dos países onde a PID é aceita, pode ser conferida no site do Denatran: https://antigo.infraestrutura.gov.br/images/arquivos-denatran/Acordo_de_VIENA.pdf e https://antigo.infraestrutura.gov.br/images/arquivos-denatran/Tabela_de_Paises.pdf

 

OBS: De acordo com o Art. 10 da Portaria nº 176/17-CONTRAN, publicada dia 09/08/2017, ficou estabelecido que desde o dia 01/07/2018 o prazo de validade da Permissão Internacional para Dirigir – PID passou a ser de no máximo 3 (três) anos a contar da data de sua emissão ou até a data de expiração da validade da CNH, o que ocorrer primeiro, observado o limite máximo de 3 (três) anos.