Entrega da Carteira de Identidade

SSP - Secretaria de Segurança Pública

Você também pode conhecer este serviço como: identidade,carteira




Requisitos do Serviço

  • Taxa: não há taxa
  • Prazo:
  1. Unidades da Capital: Até 10 dias úteis
  2. Unidades do Interior: Até 15 dias úteis
  3. Consertos:  10 dias úteis na Capital e até 15 dias úteis no Interior
  • Local para retirar o documento: Todas as carteiras de identidade serão entregues na Unidade onde o serviço foi solicitado, mediante agendamento no Portal Vapt Vupt http://www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento
  • Quem pode retirar o documento: Qualquer pessoa de posse do protocolo original poderá solicitar a entrega do documento. Não serão aceitos cópia de protocolo ou via foto no celular. Sem o protocolo original, o documento será entregue apenas ao próprio requerente, mediante apresentação de documento comprobatório de que se trata da mesma pessoa. Em nenhuma hipótese a Carteira de Identidade será entregue para terceiros, sem a apresentação do protocolo original, exceto os casos previstos nesta Instrução.
  1. Menor de idade: A entrega será feita independentemente da idade do requerente, ou seja, o documento poderá ser retirado por menor de 18 anos, desde que esteja com o protocolo original ou um documento que comprove que ele é o requerente. Nesses casos de requerente menor o documento poderá ser entregue ao responsável legal mediante a comprovação através de documento ex.: carteira de identidade ou outro documento dos pais que comprove o vínculo. O atendente deverá registrar no sistema, no campo “Observações” quem fez a retirada do documento.
  2. Pessoa interditada: O documento poderá ser retirado por pessoa interditada, contanto que esteja com o protocolo original ou um documento que comprove que ele é o requerente. Nesses casos o documento poderá ser entregue ao responsável legal mediante a comprovação através de documento ex.: documento pessoal e de curatela/tutela. O atendente deverá registrar no sistema, no campo “Observações” quem fez a retirada do documento.
  3. Procurador: A retirada do documento é permitida mediante a apresentação de Procuração com poderes específicos para tal fim e da apresentação do documento de identificação do Procurador. Os dados do Procurador deverão ser registrados no sistema no campo “Retirada via Procuração”. No campo “Observações” deve constar a informação “Retirada via Procuração”.